Modelo de Xunquim

Modelo de Xunquim

Localização de Xunquim
Chinês simplificado: 重庆模式
Chinês tradicional: 重慶模式

O modelo de Xunquim ou modelo de Chongqing refere-se a uma série de políticas sociais e econômicas adotadas na megalópole chinesa de Xunquim. É mais intimamente associado com Bo Xilai, que serviu como secretário do Partido Comunista da China da cidade entre os anos de 2007 e 2012, embora algumas políticas tenham sido postas em prática pelos antecessores de Bo.

O modelo de Xunquim foi caracterizado em parte pelo aumento do controle estatal e pela promoção de uma ideologia neo-esquerdista. Envolveu uma campanha abrangente e às vezes extrajudicial contra o crime organizado, aumentando a segurança e a presença policial na cidade. Como forma de lidar com a decadência da moralidade pública, Bo lançou um movimento de "cultura vermelha" para promover uma ética de cunho maoista. Na questão econômica, buscou ativamente atrair o investimento estrangeiro e deu foco na produção para consumo doméstico. O modelo de Xunquim também foi caracterizado por massivos programas de obras públicas, moradia subsidiada para os mais pobres e um conjunto de políticas sociais destinadas a facilitar a mudança de cidadãos rurais para as cidades.

O modelo de Xunquim representou um modelo alternativo de desenvolvimento em relação às políticas adotadas pelo Partido Comunista durante a direção da facção reformista liderada pelo então Secretário-Geral do Partido Comunista da China, Hu Jintao, e por seu primeiro-ministro, Wen Jiabao. Quando Bo Xilai foi removido de seus postos durante a primavera de 2012, as autoridades locais deram início a uma campanha para reverter várias das políticas que eram características do modelo de Xunquim, inclusive reprimindo expressões da chamada "cultura vermelha". Diversos indivíduos, que afirmavam ter sofrido perseguição durante a campanha anticorrupção, começaram a buscar uma espécie de reparação legal.


© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search